quinta-feira, 1 de maio de 2008

1º de Maio e a tradição das maias!


Reza a lenda que Herodes soube que a Sagrada Família, na sua fuga para o Egipto, pernoitaria numa certa aldeia. Para garantir que conseguiria eliminar o Menino Jesus, Herodes dispunha-se a mandar matar todas as crianças. Perante a possibilidade de um tão significativo morticínio, foi informado, por um outro "Judas", que tal poderia ser evitado, bastando para isso, que ele próprio colocasse um ramo de giesta florida (Maias) na casa onde se encontrava a Sagrada Família, constituindo um sinal para que os soldados a procurassem e consumassem o crime... A proposta do "Judas" foi aceite e Herodes tratou de mandar os seus soldados à procura da tal casa. Qual não foi o espanto dos soldados quando, na manhã seguinte, encontraram todas as casas da aldeia com ramos de giesta florida à porta, gorando-se, assim, a possibilidade do Menino Jesus, ser morto.
Por este motivo que ainda hoje em várias casas, na noite de 30 de Abril para 1 de Maio se vê nas janelas estas plantas penduradas. Há também quem diga que é para o carrapato não entrar. São lendas e tradições, ainda vivas aqui no Norte do País, o verdadeiro motivo também não sei, mas gosto de manter as tradições e por isso ontem também coloquei o meu raminho na janela.
Hoje 1 de Maio é também o dia do trabalhador, que é feriado em Portugal e em vários países do Mundo, ironicamente no dia do trabalhador ninguém trabalha!
Bom feriado, este blog também vai descansar!

Sem comentários: